Ainda somos os mesmos…

Shot008

Grande parte da safra de prefeitos eleitos (os reeleitos não podem pintar esse sete) arreiam o alazão para cavalgar na mesmice.

Dizem que a roça pegou fogo e de tanto arder o município inteiro virou juquira. Alguns suspiram em dó maior: “se eu soubesse do jeito que estava jamais teria me candidatado...”.

> Emergência e calamidade

Mas tem uma maneira de remediar e começar uma nova invernada: decretar, por toda a sesmaria, estado de emergência. Alguns são mais previdentes e decretam calamidade pública.

Na esteira da emergência e da calamidade, dispensam-se licitações, postergam-se todos os pagamentos e despressuriza-se o cumprimento das promessas até “arrumar a casa”.

> Segundo ato

Depois do discurso da terra arrasada se finar e o prazo da arrumação da casa se elidir, tudo volta ao “normal” e a roda viva começa a gestar a próxima calamidade pública a ser entregue ao sucessor.

> Não deu certo comigo

A primeira vez que me elegi prefeito, ensaiei essa partitura a um vereador, que mal eu esquentava a cadeira, foi-me pedir umas passagens.

Meu amigo – suspirei, fazendo-me o Prometeu cujo fígado a águia devorava – não posso lhe atender. Estou lascado, acabado, isso aqui é uma terra arrasada...

O vereador bateu de pronto: “não chore não doutor, lascado e acabado está o Cláudio, que perdeu a eleição pro senhor!”.

> Déjà vu

No ano passado, assistindo uma audiência coletiva do governador com alguns prefeitos, notei que, passados mais de 20 anos, os relatos eram os mesmos e os pedidos similares.

Comentei a constatação com o govenador em tom de desânimo: não tínhamos conseguido avançar nada em 20 anos. Ele esticou a vista e balançou na cadeira.

É uma droga eu ter que terminar essa postagem com aquela do Belchior:

“Minha dor é perceber
Que apesar de termos
Feito tudo o que fizemos
Ainda somos os mesmos
E vivemos
Ainda somos os mesmos
E vivemos
Como os nossos pais...”

Comentários

  1. O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), que apresentou um projeto de lei na Câmara para regularizar a profissão das prostitutas no País, afirmou nesta terça-feira (15), em entrevista ao iG , que a proposta deve ter mais chances de ser aprovada no Congresso do que a da criminalização da homofobia. “As prostitutas, embora estigmatizadas e marginalizadas, são uma categoria menos odiada que os homossexuais. E tem outro fator, eu diria que 60% da população masculina do Congresso Nacional faz uso dos serviços das prostitutas, então acho que esses caras vão querer fazer uso desse serviço em ambientes mais seguros”.

    Os parlamentares do Pará estão nos 60 ou 40%?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coincidentemente você adiantou um comentário, pois está programado para amanhã, às 14h, uma postagem com a frase. Talvez você considere repetir o comentário lá.

      Excluir
  2. Deputado, parabéns pela sua postagem. Em meus quarenta e poucos anos, pensei que nunca um politico faria essa constatação. Eu gosto de politica, participo dela, embora não tenha o menor interesse em politica partidária, mesmo sendo ainda filiado a um partido politico. Eu nunca aceitei essas desculpas de políticos eleitos que jogam a culpa nos que deixam os cargos. É verdade que grande parte deixa as prefeituras falidas, mas todo politico que se candidata sabe disso.
    Aí começa ou continua o circulo vicioso de "arrumar" a maquina pra depois investir.
    É por essas e outras que não acredito mas em politico que promete melhorar a educação, saúde e segurança. Se começar com esse discurso eu já não voto mais nele.
    Porque quando é candidato pode tudo, depois que ganha, diz que não tem dinheiro.
    Mesmo assim, espero (espero de esperança) que um dia isso mude, mesmo que eu não alcance essas mudanças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai mudar. Não creio que a nossa geração veja, mas vai mudar.

      Excluir
  3. Em outras palavras eu posso entender que político não faz tanta diferença, é tudo como dantes.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não creio que possa ser essa a avaliação. A história se move muito lentamente e enquanto o Brasil não avançar, mesmo, em educação e cultura geral, vai continuar lento. Mas a história também dá saltos que, em tempo quase instantâneo para a magnitude dela, provoca mudanças extraordinárias.
      Esse salto eu não verei (já estou naquela altura da vida em que já tenho mais tempo vivido do que a viver), mas virá.

      Excluir
  4. Deputado quero parabeniza-lo pelo seu Blog pela transparencia e modo democratico que o senhor aceita os comentários postados, assim gostaria que outros Blogs também aceitassem as postagens como o do "Ex" tudo Zé Carlos do PV. Talvéz ele ainda consiga na profundeza de derrotas e frustrações tirar alguma coisa intelectua para tentar voltar ao debate politico mesmo que seja atravez do seu blog, já que uma tribuna tá quase impossivel.
    Obrigado,
    Luis Pereira
    Ananindeua-PA

    ResponderExcluir
  5. P....... ! que palhaçada essa em Belém do Pará.
    Primeiro o Sr. Prefeito de Belém nomeia seu irmão para Secretario de Administração.
    Segundo Nomeia uma Pessoa ,que esta sendo executada por decisão judicial , na SEFIN pelo não pagamento do IPTU.
    Terceiro Nepotismo cruzado na administração do Executivo do Estado do Pará, Belém e Ananindeua: só conferir as nomeações aos cargos comissionados.
    Quarto: Belém do Para decreta Estado de emergência na Saúde! Uma pergunta , a quanto tempo Belém está em estado de emergência na saúde? Será que o Ziraldo.... há Zenaldo......rsrsrsrsrsrsrsrs , pensa que todo mundo em Belém é alienado? Temos o Ministério Publico que irá fiscalizar os preços dos insumos de saúde comprados sem a licitação da SESMA! Há, esqueci, . PQP o Sr. Marco Aurélio ( promotor ) esta nomeado como Secretario de Economia da PMB.
    F.........-se!
    Fazer o que? Foi Eleito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. perfeito o comentário. Votei no zenaldo e ele começou da pior forma possivel, voce resumiu com perfeição os descalabros cometidos por ele em tao pouco tempo! uma pena!

      Excluir
  6. Aí vem a pergunta que não quer calar: para quê dispender dinheiro com Ministério Público, Tribunal de Contas dos Municípios e outros inúteis que só comem ainda mais o nosso dinheiro e aumentam a nossa indignação? O senhor bem sabe, como ex prefeito que os dignissimos representantes do TCM são os primeiros a visitar os municípios após a posse dos prefeitos "para instruir" (???), segundo êles. Mas bem sabemos que o intuito da visita é tão somente combinar o valor do butim que a eles caberá. Entra ano sai ano tudo continua como dantes no quartel de Abrantes. Ah, e piorou com o exemplo dado pelo Governo Federal relativo às contas da Sra Perua, ooops ( valha-me São Clodovil ) Marta Suplício no seu (des)governo em São Paulo. Nada vai mudar, sr. deputado. Nós, brasileiros, somos extremamente coniventes. Hoje a crítica já "malha" o ministro Joaquim Barbosa pela sua insistência em punir os ladrões que, matreiramente se intitulam de corruptos. Parece que este nome soa mais suave, não?

    ResponderExcluir
  7. Não diria que é o único, mas, no Estado do Pará, com certeza o prefeito de Tucuruí, Sancler Ferreira, foi o "gestor" que recebeu a prefeitura mais arrasada neste janeiro de 2013. Tanto é que o "alcaide" pretendia mover processo por improbidade administrativa contra o prefeito anterior e só não o fez porque, em cima da hora, foi alertado por sua competente assessoria de que o prefeito anterior foi reeleito e era ele mesmo.

    Aí então, ele prometeu que quando acabar o atual mandato vai entrar com processo contra ele mesmo, já que pretende ser pior do que já fora, a não ser que incontornáveis forças advindas do seio da população local o convença a se lançar candidato a Deputado, como já apregoam seus baba-ovos!

    Aproveitou para lembrar que em 2017, como ex-prefeito, não gozará de foro especial e por isso o processo tramitará em Tucuruí, onde tudo já está dominado.

    ResponderExcluir
  8. Se alguém fosse preso neste país por desviar recursos públicos, findava-se a prática e a terra poderia voltar a gerar frutos.

    ResponderExcluir
  9. Meu caro Persifal! Realmente, a musica cai mto bem no exemplo. Dou-lhe outro: O governo do estado, em todos seus discursos diz que a arredação caiu, baixou decreto de contenção de despesas; cortou gastos como GTI, horas extras, etc; determinou que os pagamentos do estado fossem priorizados, ou seja, so autorizava pagamento se o contrato fosse fornecimento de alimentação, so se via secretario chorando, enfim...... Mas, na toda poderosa SEAD não tem crise, pois, lá tem dinheiro de sobra, pois estão comprando uniforme para os servidores, veja do aviso do edital: PREGÃO ELETRÔNICO Nº 01/2013 -OBJETO: A presente licitação, na modalidade Pregão Eletrônico, tem por objeto a contratação de EMPRESA ESPECIALIZADA EM CONFECÇÃO DE UNIFORMES MASCULINO E FEMININO PARA OS SERVIDORES DA SEAD. Como diz o jargão popular: "casa de ferreiro, espeto de pau" ou então essa crise é so para ingles ver....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação