Quando a morte liberta

Shot009

Não é possível dizer que o ministro Cardozo é leigo no assunto: ele é professor de Direito, mestre e doutorando da PUC-SP.

No encontro em tela, Cardozo confessou a falência do cárcere nacional ao afirmar que o “sistema não oferece condições de reinserção” porque “as condições nos presídios nacionais são medievais.”.

>  E por que ele não age?

O diagnóstico está feito. Cabe ao ministro da Justiça usar das prerrogativas da sua pasta para propor ao Congresso Nacional a modernização da legislação Penal e o resgate do modelo prisional para o que ele foi idealizado.

> Conservadores e reacionários

É impressionante como somos conservadores e reacionários: o mundo mudou, a neurologia e a forma como as novas gerações veem o mundo e se relacionam com ele mudou, mas nós continuamos ministrando aulas como há 1000 anos (um professor entre um quadro e alguns alunos) e continuamos achando que o que acontece da porta para fora não é problema nosso.

Continuamos com aquela velha opinião formada de que colocar o lixo que geramos para baixo do tapete vai ratificar o refrão de que em os olhos não vendo não sente o coração.

Mais uma vez tenho que apelar para o Caetano:

“Enquanto os homens exercem
Seus podres poderes
Motos e fuscas avançam
Os sinais vermelhos
E perdem os verdes
Somos uns boçais...”

Quantos sinais verdes já perdemos por termos tantos sinais vermelhos avançado?

Comentários

  1. Profundo a reflexão. Beleza a singeleza. Enquanto políticos, empresários, religiosos reúnem-se para comemorar (seja lá o quê), o rolo compressor da vida continua. Anteontem o Rio de Janeira, Ontem São Paulo, Hoje Santa Catarina e amanhã ?? Pobre de nós contribuintes. Estamos vendo uma juventude se esvaindo em sangue e a bárbarie só vemos no Oriente Médio. Que Pátria ?

    ResponderExcluir
  2. José Eduardo Cardozo está à frente da pasta da Justiça há quase dois anos. Todo mundo conhece e está careca de saber das precárias condições das penitenciárias brasileiras. Então, pergunta-se: por que o ministro já não resolveu esse problema nos dois anos em que está como o Nº 1 da Justiça dentro do primeiro escalão do Executivo Federal? Dinheiro é que não falta. Bastaria investir nos presídios a milésima parte do dinheiro público desviado pela corrupção e, em especial, pelo mensalão. O chororô do ministro é muito menos pelo azar dos presidiários brasileiros, e mais, muito mais, infinitamente mais, indiscutivelmente mais, pela sorte dos seus "cumpanheros" de partido que terão que amargar, nem que seja por uns meses, o regime fehado no cumprimento das penas de prisão que o STF lhes aplicou para que aprendam a respeitar a Democracia, a República, a Nação. Se os investimentos tivessem sido feitos, nossos presídios fariam morrer de inveja as penitenciárias eutopeias ou americanas e até hotéis de cinco estrelas. Pela inércia e inocuidade de sua gestão, José Eduardo Cardozo merecia era passar pelo menos alguns dias nas cadeias cujas péssimas condições ele não soube ou simplesmente não quis melhorar. Meras frases de efeito não resolvem os problemas carcerários do Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Getúlio Teixeira14/11/2012, 21:54

    O sistema carcerário do Brasil é precário desde o seu surgimento ainda no período colonial. Não recupera ninguém, é fato. Não ressocializa o indivíduo, todo mundo sabe. Ou melhor, nem todo mundo. O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo desconhecia peremptoriamente a situação. É assustador.

    "Abalado" pela revelação, o Ministro do Supremo Tribunal Federal, a nossa maior corte de justiça, Dias Toffoli declara que não há pedagogia na prisão dos mensaleiros,e sim, o pagamento de multa ou devolução dos valores subtraídos. E quem tiver torrado todo o dinheiro, não será punido? Será que isso valeria para todas as pessoas e seus delitos? Imaginem alguém que mata outro, como devolver-lhe a vida? Penso que seria impossível.

    A sociologia afirma que não temos o poder da isenção, pois o indivíduo que investiga, se confunde com o objeto investigado. As declarações não são aleatórias. Nós sabemos a origem dos dois ministros e a quem estão a defender. Inclusive, o Dr. Toffoli perdeu uma grande oportunidade de ser nobre, quando todos conhecendo sua ligação com o PT e Zé Dirceu, assim mesmo, se julgou isento para participar do julgamento do mensalão.

    É uma pena que esses sentimentos humanitários só brotam quando os nossos são atingidos. É uma pena, mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Independente do que tenha levado os dois ministros a declarar o que disseram o fato é verdadeiro, mesmo que tenha sido preciso eles verem seus "companheiros" contingenciados ao infortúnio em que se encontram.
      E é exatamente isso (a incômoda possibilidade de vermos alguém que nos é querido em situação similar) que deve levar a sociedade a providenciar que o sistema carcerário cumpra com a sua lógica e essencial: punir e após o pagamento da pena, reinserir na sociedade. O que é diferente de degredar, castigar e soltar às ruas como cães leprosos para o resto da vida estigmatizados pelo carimbo do cárcere.
      E não pense que eu defendo isso pelos dirceus, genoinos ou delubios, pois creio que eles se encarregarão de minimizar suas purgações, mas pelos milhares de reclusos anônimos despejados nas penitenciárias do Brasil, os quais o sistema já esqueceu lá dentro e que, tipo naquele conto do Kafka, quando lhes despejarem à rua, a sociedade aqui fora será tão cruel com eles que não lhes restará outra coisa a fazer senão delinquir de novo para voltar ao "lar".

      Excluir
    2. A "sacada" de Toffoli de trocar a pena de prisão por pena de multa é risível. Se o Edir Macedo for condenado a uma pesada pena de multa, ele passa o saco da coleta de dízimos entre os seus adeptos e arrecada o valor da multa. O Lulla é campeão de condenações em multas impostas pelo TSE por abuso eleitoral e nunca coçou o bolso para pagá-las: ou simplesmente não as paga ou quando paga é o Okamoto que comparece à boca do caixa com dinheiro vindo sabe-se lá de onde. O próprio PT já se prepara para arrecadar entre a militância a grana das multas do Dirceu, Genoino e Delúbcio impostas pelo STF. Os empresários corruptos embutirão na "comissão por fora" uns 20% a 30% para garantir eventuais multas que lhes forem impostas além da usual propina quando contratam com os poderes públicos. Enfim, essa é a "mentalidade" reinante no País dos corruptos: a pena de multa é inefizas e não intimida ninguém. Além disso é uma proposta casuística, pois só agora, quando seu ex (e, ao que parece, atual e eterno) patrão foi condenado à pena de prisão é que o ministro Toffoli de repente se apercebeu que a prisão no Brasil é uma pena "cruel". Definitivamente, a falta de senso do ridículo dessa gente é impressionante.

      Excluir
    3. Getúlio Teixeira15/11/2012, 09:29

      Deputado Parsifal,

      Passado o momento da surpresa com as declarações,concordo plenamente de que o mais importante não é a motivação das declarações, mas sim a melhoria do atual sistema penitenciário.

      Excluir
  4. Que cara de pau desse ministro!!!

    Por acaso, ele se esqueceu que o governo federal detém o DEPEN - Departamento Penitenciário, responsável pelas prisões no Brasil, ao menos as federais, há 10 anos (considerando o governo do PT)!?

    Te manca, José Eduardo!!! Em vez de ficar chorando, faça alguma coisa para melhorar as condições do presídios no Brasil!!!

    ResponderExcluir
  5. Que tal o Governo do Estado do Pará, fazer uma prisão digo hotel para receber estes mensaleiros do PT? Alem de roubar eles querem continuar das mordomias que só o PT tem atualmente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação