Crônica de uma nota anunciada

Shot026

O deputado José Megale (PSDB) pleiteia, dentro do seu partido, a indicação para disputar a presidência da Assembleia Legislativa, em sucessão ao deputado Manoel Pioneiro.

Deverá enfrentar uma candidatura do PMDB, que no primeiro biênio abriu mão de lançar um nome em acordo com o PSDB, mas que hora não nutre a menor intenção de repetir a gentileza.

Não é possível desprezar a força que qualquer governo possui para conquistar espaços institucionais, influenciando, quase sempre decisivamente, nas articulações políticas no sentido de impostar os seus predicados e estabelecer as suas desinências.

A nota acima anuncia que após as eleições municipais, agasalhadas as correlações de forças fornidas na urnas desse outubro, um outro embate será inaugurado, tendo como palco o Palácio da Cabanagem.

Como arfa aquela bela canção marcial do Exército Brasileiro, “Canção Ardor do Infante”, escrita por Olavo Bilac, “É no combate que o infante é forte; vence o perigo, despreza a morte.”.

Aos nossos guerreiros pemedebistas espalhados pelo quatro cantos do Pará, disputando 92 prefeituras com um exército de 1517 candidatos a vereadores da sigla, dedico a lavra do príncipe do poetas brasileiros,  “Canção Ardor do Infante”.

Comentários

  1. So espero que a presidencia da Alepa nas maos do pMdB nao seja igual quando era com Domingos juvenil.

    ResponderExcluir
  2. O senador Jader Barbalho (PMDB-PA), que é réu em processo por lavagem de dinheiro e recebimento de propina, entre dez processos que transcorrem no Supremo Tribunal Federal (STF), está com "a barba de molho". Ele e outros cerca de 30 parlamentares que respondem naquela Corte por crime de corrupção e que sempre acreditaram na impunidade, agora temem pelos entendimentos e posicionamentos que estão tomando os ministros no julgamento do Mensalão, do qual diversos réus estão sendo condenados. As informações constam de ampla matéria assinada pela jornalista Izabelle Torres, na edição desta semana da revista "IstoÉ".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, e tu não sabia? Conta algo que o mundo não saiba cara.

      Excluir
    2. Assistindo o Jader em campanhas municipais, vejo o carinho que o povo paraense tem pelo Senador. Chamadas de primeira página de O Liberal apenas nos lembra de um homem que fez muito por esse estado. Não nos remete ao erro mas alguém que tornou o Pará tão grande quanto o seu aspecto geográfico. Se convertermos o caso Banpará da decada de 80 em doláres, veremos que o caso CERPA, o caso MAIORANA, o caso Tapiocouto, o caso Juvengate e outros, fazem o Jader parecer um aprendiz de feiticeiro. Mas é o Jader de um lado e O Liberal do outro. E quanto mais apanha mais é amado. Então, o povo paraense vai continuar lendo O Liberal e amando o Jader cada vez mais.

      Excluir
  3. EXTRA!!! EXTRA!!! EXTRA!!! PARAUAPEBAS EM CHAMAS
    ACESSE:

    http://oglobo.globo.com/pais/justica-eleitoral-apreende-em-aviao-4-milhoes-para-campanha-no-para-6258682

    ResponderExcluir
  4. Em relacao a eleicao para prefeito de belem, entendo que e importante a coexistencia de forcas politicas opostas a frente do executivo. Vejamos. Apesar de ainda nao ter feito nada, o Jatene gosta de fazer obra, fez o hangar, o mangal etc, sendo obras importantes para o turismo da cidade. Por outro lado, o Edmilson, apesar das obras que ele fez, esta mais voltando para a atuacao social, familia saudavel, bolsa escola, ver o sol etc. Portanto, quem sai ganhando com a coexistencia de Jatene no Estado e Edmilson na Prefeitura de Belem, é o povo Belemense que tem suas demandas atendidas em todos os niveis.

    ResponderExcluir
  5. Ainda não eh a hora.
    4 anos de um mandato federal dariam a envergadura nescessária ao Helder para o Governo Estadual.

    em 2014 o PSDB viria com o PMDB de vice (Alguem de confiança que não queira a cadeira de governador antes do tempo e que saiba que o projeto eh outro)

    seriam 4 anos visitando o estado (Helder + vice)

    em 2018 Jatene deixaria o governo para o Senado com apoio do PMDB

    em 01/01/2019 Jader deixa a vida pública (não a política) enfaixando o filho como Governador.

    PEDRAS NO CAMINHO:
    PT - acredita-se num acordo, mas até lá não acredito em nada do PT.
    Elcione - Teria que ceder o mandato federal em 2014 por um bem maior.
    E a turma que cerca vc HELDER. Os mesmos que estarão desempregados em 31/12.
    O próprio PSDB que odeia o Jatene pela amizade e respeito pelo Jader.

    ResponderExcluir
  6. Ao PSDB tudo: Governo do Estado; Presidência da Assembleia Legislativa; Prefeitura de Ananindeua; Prefeitura de Santarém; Prefeitura de Belém (caso seu candidato passe pro 2º Turno e tenha o apoio do PMDB). Ao seu maior e mais forte aliado (PMDB) as migalhas, as sobras, os restos.

    Assiste razão as ponderações sensatas, racionais e equilibradas do Deputado Parsifal Pontes, Líder do PMDB no Poder Legislativo.

    A mensagem do Líder Peemedebista tem algo de "oracular", de "profético", fixando o olhar no futuro, para adivinhá-lo.

    O alerta do Parlamentar Peemedebista faz lembrar o apólogo da panela de ferro e da panela de barro.

    A panela de barro seria a composição de forças que dá sustentação ao governo.

    A panela de ferro seria a composição de forças que dá sustentação ao poder.

    O certo é que haja uma consciência de aceitação; ou não que não haja essa consciência, que, assim ocorrendo, poderá ocasionar uma revolta explícita ou uma revolta surda.

    Nas noites de Belém, nas noites maravilhosas de Belém, a luz das estrelas e a imagem das nuvens impressionam a nossa retina. Mas, no momento em que tomamos conhecimento desse fenômeno, as nuvens já não estão no mesmo lugar e as estrelas não brilham como brilhavam. Até já se apagaram, muitas vezes.

    O bom político tem que ter um sentido divinatório, antecipando a "regra do futuro".

    "Saber para prever, a fim de prover".

    Sejamos contemporâneos do futuro.

    Os problemas mais aflitivos e espinhosos de significativa parte dos políticos caracterizam-se por virar as costas para a razão; pelas paixões, ambições e pelas reivindicações egoísticas; por não ter coragem para derrubar tabus em que ninguém mais acredita; pela resistência em abaixar a máscara da hipocrisia. Tal selva espessa deforma as qualidades morais para o desempenho da função política.

    A necessidade de sobrevivência política do Governo exige a renúncia aos velhos métodos de intolerância, de prepotência irredutível e de groseira insensibilidade aos reclamos dos demais.

    O segredo da estabilidade das composições político-partidárias que dão sustentação ao Governo e ao Poder
    está na prática cotidiana e persistente do consenso.

    Dialogar, transigir, acomodar os antagonismos, fazer renúncias e concessões mútuas, investigar, em meio às reivindicações de todos os matizes, onde está o mais equitativo e o mais justo - é dever fundamental, não só dos governos, mas também das lideranças políticas que deles participam.

    Para obter-se e manter-se o consenso, não bastam a boa vontade e o mero propósito de consegui-lo.

    Bons propósitos e boa vontade, por si sós, não têm força bastante para conduzir as ações dos homens com a energia e a persistência necessárias ao êxito.

    É preciso que haja motivação - motivação consciente, planejamento racional, certeza de que será sempre esse o melhor caminho a seguir, visão clara do como, do porquê e do para quê daquilo por que se está lutando.

    Em suma: é necessária e imprescindível uma filosofia de vida e uma filosofia de governo, a fim de que, em meio aos conflitos de opiniões, interesses e ambições, se consiga restabelecer a paz, a ordem e a harmonia, diante mesmo do sacrifício.

    Comungo do pensamento político manifestado pelo Líder Peemedebista, Deputado Parsifal Pontes, porque coerente, racional e ponderado.

    REGISTRO: não sou filiado a nenhum Partido Político.

    ResponderExcluir
  7. Isso quer dizer que aqueles dias combativos do blog contra o poder voltarão? Eu adorava quando você dizia aquelas verdades sobre o governo do PT. Está na hora de você começar a dizer verdades sobre o governo do PSDB. Você é um ótimo contador de verdades. Acho péssimo quando você se omite.

    Judia

    ResponderExcluir
  8. Ao que tudo indica o Grupo MAIORANA de COMUNICAÇÃO quer a todo e qualquer custo demonstrar o seu poder na política partidária.

    Escolheu o Deputado José Megale (PSDB) para eleger Presidente do Poder Legislativo Estadual, impondo tal decisão ao Governador Simão Jatene, ao PSDB, aos demais Partidos e aos Parlamentares com assento na Assembleia Legislativa do Estado do Pará.

    JORNAL O LIBERAL
    QUARTA-FEIRA, 3 de OUTUBRO DE 2012.
    REPÓRTER 70
    EM POUCAS LINHAS


    "O novo presidente da Assembleia Legislativa, José Megale, encontrará todos os projetos da nova sede prontos e mais R$ 60 milhões para a construção".

    Notas nesse sentido têm sido veiculadas diariamente pelo Grupo MAIORANA DE COMUNICAÇÃO.

    ResponderExcluir
  9. O PMDB era feliz com o PT e não sabia?

    ResponderExcluir
  10. Aviso aos navegantes: PT e PMDB possuem 17 Deputados Estaduais juntos, e precisariam de apenas mais 4 insatisfeitos com esse governo de merda do Jatene para eleger o Presidente da casa. Megale não tem condições nem de comandar a casa dele, quanto mais a ALEPA...

    ResponderExcluir
  11. Parsifal, voces estão todos comendo no mesmo prato, porque esta briga a toa com o Jatene? Por sinal o PMDB sentindo que será derrotado vem atraves do seu jornal oficial querer fomentar briga com o PSDB. Se eu fosse o Jatene rompia de uma vez com o famigerado PMDB que tem muitos cargos no atual Governo e mesmo assim quer brigar, aliás o PMDB é sábio em fazer estas artimanhas. O que o PMDB esta fazendo agora com o Jatene fez igualzinho no desGoverno da Ana Judas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação