Ao gênio o que é do gênio

Shot005

A Apple e a Samsung travam uma batalha judicial em vários países. Aquela acusa essa de violar patentes: tudo por conta dos celulares e tablets, um mercado que cresceu vertiginosamente desde que Jobs apresentou o iPad.

> O retângulo

Ontem, em San José, na Califórnia, começou a querela na costa Oeste americana onde o advogado da Samsung, Charles Verhoeven, produziu uma frase de efeito no tribunal: ao ouvir do advogado da Apple que a Samsung plagiou o iPad e o iPhone, ele retrucou que “a Apple não inventou a forma retangular e por isso não tem o direito de reivindicar-lhe o monopólio".

Eu não uso produtos da Apple, mas sou um apaixonado admirador de Jobs: ele e Bill Gates legaram ao mundo o conceito do Personal Computer (PC).

Obviamente Jobs não inventou o retângulo, mas a sua genialidade reinventou o conceito tecnológico do uso dos aparelhos celulares (iPhone) e dos computadores portáteis (iPad).

Shot008

O conceito das telas táteis capacitivas (multitoque), que se tornaram padrão na tecnologia portátil, foi trazido à prática por Jobs e foi depois do iPhone e do iPad que as demais empresas afins seguiram a tendência, ou desapareceriam.

> A Chanel da tecnologia portátil

Jobs foi a Coco Chanel da tecnologia portátil: assim como Chanel reinventou o modo da mulher se vestir e ditou ao mundo uma tendência que virou um século, Jobs ditou ao mundo tecnológico como, e o que, ele pode colocar em um retângulo.

A Apple, portanto, não reivindica uma forma e sim um conceito e esse conceito inspirou todos os que vieram depois dele, inclusive a Microsoft que, com base no gênio de Jobs, desenvolveu o Surface: mais um retângulo que a ninguém pertence, mas embarcado com toda a usabilidade revolucionária definida pela Apple.

Comentários

  1. Esse cara foi gênio!!!

    Veja, deputado, o discurso que ele fez como paraninfo de uma turma na Universidade de Stanford, Califórnia, onde, aliás, estudou sem concluir o curso. disponível na internet. O discurso é simples, direto, tocante e estimulante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu colei o discurso aqui no blog por ocasião da morte dele.

      Excluir
  2. Ao retangulo o que não é quadrado, o reiventar com competencia isto é para poucos!

    ResponderExcluir
  3. Falando em Steve Jobs, olha essa noticia.
    A um dia do início do julgamento do mensalão, o presidente nacional do PTB, o advogado Roberto Jefferson, recebeu a notícia de que o tumor que tem no pâncreas é maligno, ao contrário do que havia apontado o exame preliminar feito no sábado.

    A certeza de que o tumor era maligno só foi posssível agora, após o resultado final da análise do material coletado no sábado e da conclusão do exame imuno-histoquímico.

    O anúncio oficial deve ser feito ainda hoje pela equipe do Hospital Samaritano, no Rio, onde o ex-deputado está se tratando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu recebi agora há pouco do Flip, a notícia. Programei uma postagem sobre o assunto para a noite.

      Excluir
  4. A sansung pertence aos coreanos do Sul, povo que sempre ccpiou tecnologias, as vezes de forma inescrupulosas e venderam a preços menores, como no mercado automobilistico dos japoneses e agora plagiam a criação de Jobs. Ganharam muito dinheiro, se especializaram e dominam mercados. E por isso que seu relacionamento irmão Norte Coreanos é como gato e cachorro

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação