1ª pesquisa Ibope/TV Liberal: Edmilson e Priante no 2ª turno em Belém

O jornal "O Liberal" publicou na edição desse domingo (12) a 1ª pesquisa Ibope para a eleição à prefeitura de Belém em 2012.

Estimulada:

Shot001

Espontânea:

Shot002

Rejeição:

Shot004

A pesquisa foi realizada em Belém entre os dias 7 e 9 de agosto, ouviu 602 eleitores e está registrada no TRE-PA sob o n° 00036/2012. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Comentários

  1. É deputado, falando em pesquisa eleitoral, lembro do comentário que fiz quando seu blog publicou a pesquisa IBOPE para prefeitura paulistana há uns 10 dias. Na ocasião, Serra caia na preferência, subia na rejeição e se via assim em situação bem delicada para o pleito de outubro próximo. Eu dizia: com isso, o próximo Data Folha vai pesquisar a opinião dos paulistanos sobre o "Mensalão". Dito e feito. Hoje, domingo dos pais, a Folha, em vez de pesquisar as intenções de voto em São Paulo, a 2 meses de acirrada eleição, pergunta aos paulistanos o que eles acham sobre o "Mensalão". Os Frias poderiam disfarçar melhor os seus interesses e temores, não acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Frias, os Mesquitas, os Civitas, o Carta, os Marinho e etc, jamais disfarçaram o que são e quais as linhas editoriais que adotam e esse é um mérito que têm, pois o deixam à vontade, não escondendo o que articulam, para fazer a sua leitura crítica sem tergiversações.
      A imprensa livre do mundo inteiro é assim e é assim que uma imprensa livre tem que ser: um repositório dos vieses de todas as correntes de interesses e de todas as correlações de forças do espectro democrático.
      Quando a Folha, para tentar corroborar o seu ponto de visto sobre o mensalão, patrocina uma pesquisa de opinião sobre o assunto, a minha leitura não deve importar se o resultado da pesquisa está publicado na Folha e concluir que ela é tendenciosa apenas por isso: eu preciso ter elementos para saber se a pesquisa é verdadeira (dentro dos limites estatísticos dela) ou não. Em atendendo a esse critério, a pesquisa para mim é satisfatória e atendeu um interesse informativo para mim enquanto leitor e assinante.
      Eu ficaria cismado com a Folha se, não mais que de repente ela passasse a defender o lulo-petismo, pois essa jamais foi a a sua linha editorial. A Folha sempre teve uma linha editorial de centro-direita e isso, não é crime e nem pecado: chama-se democracia.

      Excluir
    2. Certamente o deputado não entendeu a minha postagem. A Folha e o Mensalão é uma história. A Folha e a eleição paulistana deveria ser outra. Mas não é. A Folha sempre publicou muito mais amiúde pesquisas de intenção de voto para prefeito da capital. Especialmente a 2 meses da eleição. Mais especialmente ainda quando novas tendências surgiam. Como por exemplo a queda de Serra e possibilidade de ele perder a liderança. Numa situação dessas, em outros tempos, a Folha faria pesquisas de intenção de voto até com uns 3 dias de intervalo, com a justificativa de confirmar (ou rejeitar) essa tendência. Mas agora não. Ela espera, talvez o horário eleitoral na TV começar, quem sabe com uma recuperação de Serra, para fazer nova sondagem. Estranho (!?). Enquanto isso, pergunta sobre o que a população acha sobre o resultado do julgamento do mensalão,pasmem, antes de a defesa se pronunciar. Então não é opinião sobre o julgamento. E o que é pior, o resultado de fato ela dá em manchete, que seria: maioria não sabe ou sabe muito pouco o que é o mensalão. Pois este foi o resultado da pesquisa. Quanto ao Estadão, esse sim, concordando-se ou não com ele, assume suas posições (em editorial, conforme cabe a um periódico sério).

      Excluir
    3. Entendi perfeitamente. Talvez você é que esteja desejando de um órgão de imprensa uma quimera: imparcialidade. Não existe imprensa imparcial porque, como já dito na resposta, os editores são seres humanos e não há ser humano imparcial, principalmente quando são jornalistas: cada um tange os fatos para o curral das suas próprias conveniências ou ao encontro das suas crenças. A Folha quer que o Serra vença a eleição, portanto não vai ficar publicando pesquisas que mostrem a sua queda ou estagnação.
      Você não imagina a pressão que eu sofro quando publico uma pesquisa, que propicie uma leitura desfavorável ao Priante (corro o risco de desterro)e eu sou o solitário autor desse blog e não dependo dele para tomar sequer um cafezinho na esquina.
      Imagine a pressão que um jornal como a Folha sofre dos seus patrocinadores para não publicar uma vírgula que prejudica o Serra.
      A imprensa é isso: jogo de conveniências. Ela só não deve mentir, mas muitas vezes oculta a verdade para continuar mantendo o caixa.

      Excluir
  2. O PMDB fez duas administracoes mediocres em Ananindeua, na pessoa do Helder Barbalho. Nao sei o que a populacao de Belem espera do Priante, primo do Jader Barbaho, que tem como proposta de governo o Nepotismo, apadrinhamento etc. Belem nao merece nem sonhar com um candidato como o Priante administrando Belem.

    ResponderExcluir
  3. Quando prefeito, Edimilson tinha a irmã como presidente da Comissão de Licitação, por conta disso ela, Edilene, já anda com a sacolinha atrás dos empresários, fazendo caixa 2

    ResponderExcluir
  4. Anônimo das 20:17 - Essa tática de usar o Jader como vilão, já está manjada! Só pra lembrar: Ana Júlia pra se eleger pediu apoio ao Jader, Jatene pra se eleger também buscou apoio do Jader, até o Lula pediu apoio do Jader, e o candidato Edmilson Rodrigues, também vivia atrás do Jader, no Diário do Pará, implorando o apoio dele, pra vencer o Ramiro Bentes.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o Anônimo acima ! Julgar um candidato pelos seus laços familiares só demonstra o quanto alguém pode se deixar influenciar. José Priante é o único na lista de candidatos que realmente fez algo de bom para Belém e é nisso que os eleitores tem que se preocupar na hora de votar!

    ResponderExcluir
  6. Priante avança nas eleições e não é à toa. Tem caráter e um bom histórico político. Fez muito pela cidade como deputado, conseguindo diversas verbas para obras na cidade. Por causa dele, Belém conseguiu recursos pra construção da Rodovia Independência, além de centenas de ruas e avenidas asfaltadas em todos os municípios.

    ResponderExcluir
  7. Arthur Benevides13/08/2012, 20:20


    Nem se fala mais nisso.

    Priante tem história própria. Se teu pai anda de ônibus gratuitamente hoje agradeça a ele.

    Verdade é que Priante tem mostrado ser algo novo e moderno

    ResponderExcluir
  8. Deputado, sinceramente, pesquisa com 4% de margem de erro é chute. Assim, até eu monto meu instituto, rs.

    ResponderExcluir
  9. Meu voto é do Priante, Priante tem mostrado muito trabalho por Belém e pelo Pará é só olharmos a quantidade de recursos que o Priante manda pra Belém, falam tão mal dos Barbalhos e , só que as pessoas esqueçem que os gueiras deitaram e rolaram no governo que o marcelo gabriel filho do Almir gabriel que até quadrilha montou com o assissino chico ferreira e da Ana julia que bancava o filho Julio carepa em um mestrado em minas gerais , que tinha o irmão secretaria legislativo na ALEPA QUE tinha outro irmão dentro da sespa , que tinha outro irmão com contato direto COM a DELTA e tem até IRMÃO PEDOFILO, fora o ex-marido e ex-cunhado marcilio e maurilio monteiro e por fim Edmilson rodigues que fez a mafia do leite em belém que tinha a irmã mandando e desmandando em belém e que tem hotel em madri e lisboa investigem que vcs vão descobrir.

    ResponderExcluir
  10. Buy Amaze data via online Awesome account resellers without
    difficulties and will attain whole enjoyment. And as well it manage
    to survive assume all of beauty.コーチ バッグ Folk can supply plenty of explanation why they might
    wish to educate these products at your house to may safeguard the christmas presents by
    way of bullies, the particular bullying, lifestyle,コーチ バッグ メンズ, little one thought
    about lessons, becoming a link in between of us or perhaps scholars
    usually do not believe typically the resume
    and many the rest,コーチ 財布 アウトレット,
    on the internet home universities program is much simple seeing that every single requirements of men in addition to their children.
    My web site:http://coachmarketjp.com/
    Feel free to visit my web site :: コーチ バッグ

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação