Os tempos verbais em Cuba

shot001

Tendo como pano de fundo um mural que expressa o pretérito perfeito simples (Che), o pretérito imperfeito (Fidel) e  o pretérito perfeito composto (Raul), o presente (engraxate) espera o futuro do presente simples (freguês), em Sagua La Grande, a 240 km de Havana.

Nestes modernos tempos em que o pretérito imperfeito delega poderes ao pretérito perfeito composto, o presente já pode ser um profissional liberal, mas, o futuro do presente simples ainda é uma raridade por ali.

Foto: Desmond Boylan/Reuters

Comentários

  1. Como maioria do povo Cubano, provavelmente o senhor engraxate, ao contrário de muitos países capitalistas periféricos, deva ter uma rasoável qualidade de vida e ter uma formação profissional ou até acadêmica. Certamente não tenha melhores oportunidades devido aos limites de liberdade e controle determinados pelo burocratismo castrista, agravado pelo embargo econômico imposto pelos EE UU

    ResponderExcluir
  2. Pelo menos o Presente Simples tem saúde e educação de qualidade para si e seus filhos. Pode ser pouco, mas comparado com outros países periféricos do capitalismo, incluindo a nossa 8ª economia, isso é muito, onde a maioria não tem presente e nem futuro!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação