A atual velocidade da luz pode ser rompida

ls

A Universidade de Princeton, EUA, demonstrou que feixes de luz podem ser acelerados mais de 300 vezes acima de sua velocidade normal, cerca de 300 mil quilômetros por segundo.

O Dr. Lijun Wang, pesquisador chefe do experimento, emitiu um raio de luz na direção de uma câmara cheia de gás Césio tratado. Antes que a luz entrasse toda na câmara, ela já havia cruzado todo o seu destino e viajou por cerca de 20 metros dentro do laboratório.

Isto quer dizer que o mesmo feixe de luz passou a existir em dois lugares ao mesmo tempo: um feixe caminhando para câmara, enquanto uma parte dele, acelerada, já havia percorrido toda a câmara e saído dela.

Na prática, isto quer dizer que é possível à luz, devidamente acelerada, viajar à frente do tempo, ou seja, poderemos enviar mensagens ao futuro.

Outra consequência da descoberta, caso ela se torne exequível, é a relativização da física cartesiana da causalidade, que diz que a causa sempre tem de vir antes do efeito.

A Teoria da Relatividade de Einstein também terá de ser revista, pois toda ela está baseada na velocidade da luz a 300 mil km/s.

Caso seja possível aplicar a constatação de Princeton às viagens espaciais, estariam com um pé na realidade as famosas viagens intergalácticas da famosa série de ficção científica, Jornada nas Estrelas, onde a nave Enterprise pode viajar a até quatro vezes a velocidade da luz.

Para tais deslocamentos, todavia, deveria ser resolvida a questão do espaço tempo e as suas repercussões no ser humano: o passageiro desta suposta tecnologia poderia correr o risco de chegar ao seu destino antes de ter nascido, o que seria um paradoxo temporal.

A criação de computadores com velocidades de transmissão de informações superiores à velocidade da luz, também poderá ocorrer e então seriam possíveis cálculos que resolvessem a questão do espaço tempo.

Eu queria estar vivo para ver isto, mas, não creio que esta tecnologia esteja disponível antes de 2100.

Comentários

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação