Instituto Nossa Senhora da Conceição

conceic No alto da Colina, o Instituto Nossa Senhora da Conceição, em Tucuruí-PA

As escolas municipais de ensino fundamental do interior do Pará foram as que obtiveram as melhores notas no Ideb no Pará.

Uma das melhores notas, entre as escolas de 1ª a 4ª series, acima inclusive da media nacional, foi obtida pelo Instituto Nossa Senhora da Conceição, em Tucuruí, a minha cidade natal: 5,2.

A maior nota no Pará, nesta categoria, foi obtida pela renomada Escola Tenente Rego Barros, do governo federal, em Belém-PA.

Orgulho-me pelo Instituto Nossa Senhora da Conceição, uma das mais antigas escolas de Tucuruí, construído pela Igreja Católica e dirigido até hoje por freiras, por isto chamado de “Colégio das Freiras”: lá estudei parte do que então se chamava curso primário.

Toda a comunidade tucuruiense da época, nos idos anos 60, ajudou a construir o colégio: eu mesmo, mais toda a criançada de então, divertia-me carregando tijolos ladeira acima.

Meu pai tirou, na floresta, todo o madeirame da cobertura e o Seu Marciano foi um dos carpinteiros que a armou.

Parabéns a todos os tucuruienses, aos professores, aos alunos, e às irmãs que dirigem o Instituto Nossa Senhora da Conceição.

Comentários

  1. No blog da prof. Edilza Fontes:

    "O deputado Beto Faro é provavelmente um candidato que terá apoio de vários prefeitos do PMDB, do PR, do PTB e do PDT. Não é a toa que o deputado Jader foi ao seu aniversário."

    Com a palavra a comissão de fiscalização do PMDB.

    ResponderExcluir
  2. Ola Jader,

    O problema é que esta turma toda que vai apoiar o Faro, o fará por baixo dos panos, em volta da dinheirama do INCRA que ele jogou nas prefeituras.

    ResponderExcluir
  3. tenho certeza que vc nao comtribuio para esta nota, pois sua administraçao foi pifia, responde essa, duvido!

    ResponderExcluir
  4. Caso você tivesse feito parte do teste aplicado, com certeza teria contribuido para subtrair pontos.

    ResponderExcluir
  5. Ola meu irmão Parsi, muito obrigada pela informação sobre o nosso querido colegio das freiras. Parabéns a todo o corpo docente. Estudei lá, fiz parte da primeira turma. Me vem a lembrança minha querida professora Irmão Rosali, e a querida diretora Irmã Ivone (falecida) Como poderia esquecer dos meus mais próximos colegas: Socorro do sapateiro,Goreti Martins, José do boi, Laerte filho do seu Diquinho, Zezé, Hilda do Lele, Ruth milionária. Que saudade!!!. Que Deus abençoe a todos e Vamos a Vitória, deputado.

    ResponderExcluir
  6. Maria Luzia (Maroca)08/07/2010, 21:00

    Parsi,
    Que bela informação sobre o nosso querido colégio, para o qual eu também carreguei tijolos ladeira acima para sua construção, junto com meus colegas Odete, Juliana, Nair, Ruth Barroso, Magide, Aparecida Cavalcante e outros.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  7. No site do MEC, as notas para verificação "popular". Compará-las com a de outros Estados da Federação é um excelente exercício antes de votar.
    Parabéns aos professores das escolas municipais.

    Com a palavra, Ana,a governadora.

    Mauro

    ResponderExcluir
  8. Olá Goreth e Maroca,

    Um abraço e é um prazer ver vocês por aqui.

    ResponderExcluir
  9. Eu estudo lá e é muito legal giovanna ferraz do bonfim 4 serie

    ResponderExcluir
  10. Olá Giovanna. Eu estudei na primeira sala que fica logo depois do topo da escada, do lado esquerdo.
    Um abraço a você e transmita a todos do colégio.

    ResponderExcluir
  11. Estudei no colégio em 1965, 1966 e 1967, 2a,3a e 4a série do primário. Sempre com a mesma professora : Irmã Luzia. Quem fixou na parede da frente do colégio os azulejos formando uma imagem sacra foi o Pe. Lourenço, padre Lazarista que era vigário da Igreja São Raimundo Nonato, na Senador Lemos em Belém-PA. Ele, assim como o Padre Henrique, tinha muito conhecimento de construção civil. As irmãs que iniciaram em 1965, eram : Irmã Barros Lima (Superiora), Irmã Rosali, Irmã Terezinha e Irmã Luzia.

    ResponderExcluir
  12. Já estudei nessa escola; realmente é um ótima escola. fui aluno em 1978, lembro muito bem das irmãs que trabalhavam nesta belíssima instituição. fiz minha 2ª série primária. "saudades". Dyon Nunes

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação